As pulgas são ectoparasitas (parasitas encontrados na superfície do corpo do animal) de aves e mamíferos, principalmente destes últimos. Medem geralmente menos de 5 milímetros de comprimento e suas partes bucais são adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Elas não possuem asas. São vetores de doenças como, dermatites alérgicas, viroses, verminoses e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose).
O ciclo de vida da pulga divide-se em 4 estágios (ovo, larva, pupa, adulto). Este ciclo se completa por volta de 3 a 4 semanas. Dependendo das condições de temperatura e umidade, o ciclo pode ser concluído em apenas 12 a 14 dias ou se estender por 6 meses ou mais. Os ovos das pulgas são depositados sobre a pelagem do hospedeiro, porém, não aderem nem à pele nem aos pêlos, de forma que logo caem no ambiente. Desta forma, podem ser encontrados em qualquer lugar por onde passe o animal infestado por pulgas. Os ovos geralmente eclodem de 1 a 6 dias, dependendo da temperatura e umidade. Durante a vida, a pulga fêmea pode depositar mais de 2000 ovos.
A Ceratophyllus gallinae, é conhecida como pulga da galinha, da ave ou pulga do frango. É um ectoparasita de pássaros. O adulto possui cerca de 2 a 2,5 milímetros e é achatado lateralmente, da cor marrom.
Essa pulga é responsável pela micoplasmose felina, que é uma doença causada por uma bactéria chamada Mycoplasma haemofelis. Essa bactéria entra em contato com o bichano através da mordida de uma pulga infectada. A pulga do gato pode ser identificada por sua cor escura, por isso também é chamada de pulga preta. Seu corpo mede no máximo 3 milímetros. As larvas atingem 5 milímetros, com uma cor branca em todo o corpo.
A pulga de cachorro parasita este animal na grande parte do tempo, embora também possa ser encontrada, menos frequentemente, em gatos e até em seres humanos. Entre os parasitas que ela é capaz de transmitir, encontra-se a tênia do cachorro. A pulga do cachorro é muito semelhante à do gato, porém. é possível diferenciá-las pois a pulga do cachorro tem um corpo mais avermelhado, e é um pouco maior, atingindo 4 milímetros. As larvas têm as mesmas características: um corpo branco de cerca de 5 milímetros.
Esta pulga parasita ratos e camundongos domésticos, assim como humanos. Pode transmitir a peste bubônica, embora hoje esse vetor esteja erradicado na maior parte do mundo. Mesmo assim, são perigosas pois também transmitem tifo. Seu corpo é mais anguloso que o dos outros tipos de pulgas, a cor é escura e medem 3 milímetros. As larvas são brancas e atingem 2 milímetros.
A princípio, a espécie que se alimenta mais facilmente de seres humanos é a pulga comum, Pulex irritans. No entanto, atualmente nossas casas e nossos hábitos de higiene são muito diferentes dos de antigamente, por isso esta espécie raramente é encontrada em casas. Medem no máximo 3 milímetros, seu corpo é escuro com leves reflexos avermelhados, e sua estrutura corporal é mais arredondada. As larvas são brancas e chegam a medir 5 milímetros.
NOSSOS FORNECEDORES SÃO OS MAIS EFICAZES E COM PRODUTOS RENOMADOS DO MERCADO
FORMAS DE PAGAMENTO