Formigas

As formigas são insetos sociais que vivem em colônias com uma estimativa de que existam cerca de 18.000 espécies de formigas em todo o mundo, sendo mais de 2000 espécies catalogadas no Brasil. Desse total existente, cerca de 1% das espécies podem ser consideradas pragas por causarem conflito com os interesses humanos. Todas as formigas são sociais e estão presentes praticamente em todos os ambientes terrestres, exceto nas regiões polares. São insetos organizados em castas, assim como os cupins, abelhas e vespas.

As formigas que costumamos ver, são as operárias, compostas por fêmeas estéreis que não possuem asas. O tempo de vida das formigas operárias dura de dois a três meses, em que se concentra para trabalhar em prol da colônia/formigueiro. Há também as operárias denominadas soldados, que possuem a função de proteger a colônia de inimigos. Já a casta dos reprodutores é composta pelas rainhas e machos, sendo as rainhas os maiores indivíduos da colônia, responsáveis pela postura dos ovos.

A maioria das espécies de formigas apresenta apenas uma rainha que é encontrada dentro da colônia. Uma vez morta, o formigueiro também morre. Porém, em algumas espécies, especialmente as domésticas, várias rainhas podem existir dentro de um único formigueiro e serem fecundadas. Rainhas de saúvas podem viver até vinte anos, enquanto rainhas de formigas domésticas vivem aproximadamente de 2 a 4 anos. Uma colônia de formigas é formada por ovos, larvas e pupas, contendo crias, indivíduos adultos e em desenvolvimento. O tempo de vida de uma colônia é aproximadamente de vinte anos, podendo chegar a quarenta anos no caso de substituição da rainha.

Poucas casas estão livres da infestação de formigas e o grau de infestação varia de local para local em uma cidade, podendo ocorrer o ano todo ou em apenas algumas épocas do ano. As espécies que predominam no ambiente urbano apresentam um conjunto próprio de características importantes que facilitam sua dispersão.

Formiga Fantasma - (Tapinoma melanocephalum)

Normalmente se aninham em batentes de portas, guarnições de janelas, atrás de azulejos quando no interior das residências. Na área externa podem ser encontradas no solo, em madeiras em decomposição e em partes de árvores. Possuem o hábito de se movimentar em ziguezague quando procuram alimento. São pragas domésticas que consomem vários tipos de alimento, preferindo substâncias doces.

Formiga Louca - (Paratrechina longicornis)

Estas formigas são escuras e pequenas com pernas finas e longas. Andam rapidamente em círculos durante o seu deslocamento, ato que origina o seu nome popular: formiga-louca. Consomem uma grande variedades de alimentos: carnes, doces, frutas, verduras, etc.

Formiga Faraó - (Monomorium pharaonis)

Essa espécie é originária das regiões tropicais do continente africano, e foi introduzida acidentalmente nos outros países pelo comércio. As colônias podem ser bastante grandes e com várias rainhas. Alimenta-se de substâncias adocicadas e também é atraída por alimentos gordurosos. Insetos também fazem parte de sua dieta.

Formiga de Fogo - (Solenopsis spp)

A formiga de fogo é muito conhecida, pois constrói seu ninho em meio às residências ou áreas de pastagem. Ela é extremamente organizada, assim como todos os outros insetos que vivem em grupos. Se dividem em operária, machos e rainha. Vivem em ninhos e não é difícil identificá-las. Geralmente elas preferem campos e gramados abertos para viver. No Brasil, elas também vivem nas cidades e áreas urbanizadas e gostam de climas amenos, motivo pelo qual sua incidência é maior na região Sudeste.

Formiga Carpinteira - (Camponotus ssp)

A maioria das formigas carpinteiras faz seus ninhos em madeira morta, mas também podem fazê-los em troncos de árvores, mesmo que não se alimentam da madeira. Também fazem seus ninhos dentro das casas, aproveitando falhas na estrutura, podendo ser encontradas em vigas de madeiras e molduras de porta. As formigas carpinteiras se alimentam de substâncias açucaradas, ovos, carnes e doces.

Formiga Cortadeira - (Acromymex)

As formigas cortadeiras possuem o hábito de cortar e transportar vegetais de diversos tipos e tamanhos para dentro de seus ninhos. Estão distribuídas por todo o país e podem ocorrer tanto na área rural quanto no meio urbano. Nas cidades elas cortam plantas de jardins, de pomares, praças e parques. São seletivas de modo que algumas espécies de vegetais não são cortadas. Elas dão preferência pelo corte de plantas exóticas.

Formiga Cabeçuda - (Pheidole)

Este gênero é originário da África Tropical. As operárias podem variar entre menores( sendo a maioria), e maiores e cabeçudas que são chamadas de ‘soldados’. A cor varia do avermelhado ao marrom. Em geral, fazem seus ninhos no solo, fora das residências, porém também podem fazer dentro destas. Alimentam-se de produtos ricos em proteínas e sucos de frutas.

FORMAS DE PAGAMENTO

pagamentos

Formulário de Contato

Deseja mais detalhes sobre nossos serviços? Deixe seus dados e entramos em contato com você

    Tipo de imóvel: ResidênciaApartamentoCondomínioBar/RestauranteClínicaEmpresa

    Dados de Contato:


    Com qual praga você está tendo problemas:

    Remoção de Marimbondos e VespasDesratização (Rato)Descupinização (madeira ou solo)Dedetização de BarataDedetização de FormigaDedetização de TraçaDedetização de AranhaDedetização de PulgaDedetização de PercevejoDedetização de CarrapatoDedetização de EscorpiãoOutras PragasLimpeza de Caixa d' Água

    Tamanho do imóvel ou Quantidade de cômodos:

    Observações:

    NOSSOS FORNECEDORES SÃO OS MAIS EFICAZES E COM PRODUTOS RENOMADOS DO MERCADO

    marcas-1

    FORMAS DE PAGAMENTO

    pagamentos

    Dedetizadora Elimina - Todos os direitos reservados 2020