Os carrapatos também são aracnídeos pois apresentam, além das quelíceras, estruturas corporais dessa subclasse como quatro pares de patas.São ectoparasitas (parasitas externos) de animais domésticos, silvestres e do homem. Atualmente, são conhecidas cerca de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo parasitando mamíferos, aves, répteis e/ou anfíbios.
Desempenham papel de vetores de microrganismos patogênicos incluindo bactérias, protozoários, vírus, etc., E causam danos diretos ou indiretos em decorrência do seu parasitismo. São classificados em duas famílias: Ixodidae e Argasidae. Os ixodideos são conhecidos como “carrapatos duros”, pois apresentam um escudo quitinoso. Já os argasídeos, são conhecidos como “carrapatos moles”, pois não possuem esse escudo quitinoso.
Ocorre em cães, gatos e ocasionalmente em humanos. É um parasita de distribuição mundial podendo ocorrer em pets tanto em ambientes próximos a matas quanto em locais urbanos. As formas adultas do carrapato podem sobreviver por até 19 meses e as larvas, quando alimentadas, por oito meses. Portanto, podem ser de difícil controle em situações de infestação. Nos cães, os principais riscos infecciosos envolvidos na infestação por estes carrapatos seriam a transmissão da Anaplasmose, Babesiose e Erliquiose, doenças que podem evoluir para graves alterações clínicas devido ao seu parasitismo. Estas doenças são
denominadas genericamente como “doenças do carrapato”.
Os hospedeiros preferidos da fase adulta são o cavalo e o boi, podendo parasitar também outros animais domésticos e silvestres, como a capivara. Esta espécie frequentemente ataca o homem. É o vetor da febre maculosa no homem, causada por uma zoonose que circula entre carrapatos e hospedeiros vertebrados.
Amblyomma aureolatum faz dos carnívoros como hospedeiros primários, enquanto as larvas e ninfas parasitam algumas aves e roedores.
NOSSOS FORNECEDORES SÃO OS MAIS EFICAZES E COM PRODUTOS RENOMADOS DO MERCADO
FORMAS DE PAGAMENTO