Existem mais de 2.800 espécies de cupins catalogadas no mundo. Já no Brasil, encontra-se em torno de 350 espécies de cupins. Eles sempre são percebido pelos donos do ambiente, e sua destruição demora anos para se desenvolver. Por isso são chamados de praga silenciosa. São animais sociais, organizando-se em sociedade, o que também ocorre com outros insetos como formigas e abelhas. Os cupins se dividem em castas e cada uma tem uma função específica para a sobrevivência da colônia.
A rainha e o rei têm a única função de acasalar e colocar ovos. Os reprodutores, que possuem asas, deixam o ninho para formar novos pontos de ataque e se tornam reis e rainhas em suas colônias. Já os operários, são cegos e estéreis, e responsáveis pela alimentação de toda a colônia. Os soldados protegem o ninho de seus inimigos, em especial, as formigas. Os cupins atacam móveis, janelas, portas, paredes e outros objetos de madeira pois esse material contém celulose, o alimento fundamental das colônias. Apesar de ser uma substância dura, os cupins conseguem digerir a celulose com o auxílio de microrganismos localizados em seus tubos digestivos.
Esta espécie vive no interior da madeira da qual se alimenta, em populações pouco numerosas, e suas colônias não apresentam construções muito elaboradas. Pertence ao grupo dos cupins de madeira seca e poderia ser incluída entre os insetos sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem), pois geralmente se limitam às madeiras
processadas utilizadas em construções urbanas e na fabricação de móveis, e não são
encontrados em hábitats naturais.
É um cupim subterrâneo asiático introduzido no Brasil, responsável por severos danos econômicos em áreas urbanas. Para identificar o cupim subterrâneo basta verificar os caminhos que eles formam saindo de rachaduras, buracos, na parede, no solo ou no teto. Esses caminhos são feitos com as fezes e a saliva do cupim.
São pequenos besouros, as larvas delas se alimentam de madeira e criam perfurações. Possuem mandíbulas fortes e são de tamanho maior que o cupim. Depois que deixam de ser larvas, voam para outro local criando um ciclo. Se identifica uma infestação por broca pelo pó que produzem, um pó de serragem. As brocas esfarelam a madeira.
NOSSOS FORNECEDORES SÃO OS MAIS EFICAZES E COM PRODUTOS RENOMADOS DO MERCADO
FORMAS DE PAGAMENTO